sábado, 17 de julho de 2010

Mariana a primaz das Gerais

No dia 16 de julho de 2010, comemoramos os 314 anos de Mariana, cidade primaz de Minas Gerais.
Primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais.
No dia 16 de julho de 1696 Salvador Fernandes Furtado de Mendonça líder de um grupo de bandeirantes paulistas chegou às terras que hoje conhecemos como à cidade de Mariana, encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, pois no dia 16 de julho a igreja católica celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo. O povoado se tornou um dos principais fornecedores de ouro para Portugal, pouco tempo depois se tornou a primeira vila na então capitania de São Paulo e Minas de Ouro, tornou-se também a primeira capital.
Em 1745, foi elevada à cidade e nomeada Mariana, uma homenagem à rainha Mariana Ana D’ Austria. Na mesma época passou a ser sede do primeiro bispado mineiro.Um projeto urbanístico foi feito na cidade, sendo elaborado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Ruas em linha reta e praças retangulares são características da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil.
Além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em Mariana nasceram personagens da cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão. Tudo isso faz da “primeira de Minas” um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro e parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Uma cidade tombada em 1945 como Monumento Nacional e repleta de riquezas do período em que começou a ser traçada a história de Minas Gerais.

Texto enviado por Matheus Sampaio Coelho baseado no site http://www.mariana.mg.gov.br/chMariana/int.asp?publicID=223

Até a próxima,